Como Importar os Dados do CEI - Passo a Passo

Laura Terra - 19/11/2019
Jornalista de Investimentos Financeiros

Uma das perguntas mais frequentes aqui na plataforma certamente é: como importar os dados do CEI (Canal Eletrônico do Investidor) para a minha carteira? Se esta também é a sua dúvida, então fique tranquilo que este artigo vai te ajudar. 

Essa é mais uma das facilidades que o MeusDividendos oferece a você e, por isso, saber como funciona só vai trazer benefícios. Uma porque você não vai precisar adicionar seus ativos manualmente, o que demoraria um tempão. Outra porque isso vai evitar qualquer errinho de digitação que porventura venha a acontecer.

Mas antes de saber como fazer isso, vamos esclarecer melhor o que é o Canal Eletrônico do Investidor e quais as vantagens que você pode ter através dele. Caso você já saiba tudo isso “de cor e salteado”, pode pular direto para a parte da importação dos dados, ok? 

O que é o CEI?

O CEI nada mais é do que um portal oficial, totalmente online, onde você pode consultar de maneira consolidada todas as informações referentes aos seus investimentos. Você consegue acessar a sua área e conferir todas as movimentações relativas a:

  • Ações;
  • Tesouro Direto;
  • Ativos Financeiros;
  • Valores Mobiliários;
  • Derivativos; e 
  • Empréstimo de Ativos.

Além disso, você consegue também consultar os dados referentes a Proventos e Garantias de cada um destes ativos. Talvez agora você esteja pensando: “ué mas eu não me cadastrei neste canal!” 

Isso acontece porque ao fazer o seu primeiro investimento, a corretora responsável registra o seu investimento na Bolsa de Valores. Dessa forma e de maneira automática, o seu cadastro no canal eletrônico é criado e uma senha é enviada para o seu email. 

Aproveite agora e já verifique se possui este login, pois você vai precisar dele para importar os dados do CEI aqui para o MeusDividendos! E é isso que nós veremos no próximo parágrafo. 

Passo a Passo para Importar os Dados do CEI 

Para importar os dados do CEI é muito simples. Você só precisa ter em mãos o seu login e senha tanto do Canal Eletrônico do Investidor quanto aqui do MeusDividendos. 

Confira abaixo o passo a passo completo: 

Faça seu login na plataforma do MeusDividendos

Para fazer o seu login você acessa www.meusdividendos.com e clique em “Entrar”, no canto superior direito. Logo, digite o seu email de acesso, sua senha e acesse a sua área do site. 

No dashboard, clique em Operações

Depois de fazer o login você vai cair no dashboard, ou seja, a sua página inicial do MeusDividendos. Procure pela palavra Operações e clique em cima dela. Vai abrir a seguinte tela: 

Aba operações do Smartfolio

Clique em CEI 

Depois de acessar a aba operações, clique no botão que possui uma setinha e a sigla CEI, localizado à direita da tela, ao lado do Histórico de Operações.

Faça o seu login no CEI

Ao abrir o primeiro link, será pedido o seu CPF e a sua senha do Canal Eletrônico do Investidor para que você consiga fazer o login. Feito isso, acesse o menu abaixo:

Extrato de operações do CEI

Preencha os campos necessários

Formulário de exportação de ordens do CEI

Na página que você viu acima, preencha todos os campos necessários: a instituição financeira (corretora); a conta (geralmente aparece automaticamente); e o período das movimentações que você deseja exportar. 

Logo, clique em Consultar. 

Exporte os Dados

Após clicar em Consultar, na mesma tela mas mais para baixo, irá aparecer todas as suas movimentações na corretora e no período indicados. Em cima da tabela com as informações, haverá um botão de Exportar para EXCEL, como você pode ver abaixo. 

Botão para exportar histórico no CEI

Clique nesta opção e salve no seu computador, em uma área de fácil acesso, o arquivo com todos os dados extraídos do CEI.

Suba o arquivo no MeusDividendos 

Após baixar as informações desejadas, volte à página do MeusDividendos e suba o arquivo no campo indicado. Bem como mostra a imagem abaixo: 

Formulário de importação da planilha do CEI no Smartfolio

Clique em Enviar e pronto! 

Pronto! Seus dados estarão inseridos.

Após clicar em Enviar, você será redirecionado automaticamente para a página inicial do MeusDividendos, onde já deverão constar todos os seus dados atuais preenchidos. 

Existem apenas alguns detalhes importantes que você precisa ficar atento. Vou falar sobre eles a seguir. 

Dicas Fundamentais: 

  • A importação do CEI não é completa! Ela possui um período de no máximo dois anos. Ou seja, se você investe há mais de dois anos, terá de fazer o processo mais de uma vez, selecionando o período de tempo específico que deseja importar. 
  • Não são importados ativos que tiveram o código alterado. Se você possui um destes ativos, deverá exportar o arquivo no formato excel e fazer a substituição do código desses ativos. Logo, importe o arquivo normalmente. 
  • Subscrições também não são importadas. Nestes casos, você terá que fazer o processo manualmente, mas isso eu explicarei em outro artigo. 

Espero que o artigo tenha esclarecido as suas dúvidas sobre como importar os dados do CEI para o meusdividendos. Se ficou com alguma questão, é só comentar abaixo.